segunda-feira, julho 09, 2007

Trabalho Sujo

Alguém já assistiu essa série? Interessante quando o apresentador, Mike Rowe, passa um dia com trabalhadores não muito convencionais, mas muitas vezes, a sujeira pode estar muito mais próxima do que você imagina.

Aqui no Brasil estamos entrando naquela época em que não se aproveita mais nada, compra-se cada vez produtos descartável em maior quantidade, com o preço sendo o ítem mais importante em ser levado em consideração na hora da escolha.

Provavelmente em todas as áreas a classificação a seguir pode ser considerada, mas em informática temos, em relação ao consumo, três grandes grupos:
  1. Early adopters: Aqueles que estão sempre com as últimas novidades;
  2. Adeptos da qualidade: Buscam a qualidade do produto e estão dispostos a gastar mais para ter um produto de qualidade superior. O barato sai caro!;
  3. Adeptos do menor preço: Resolve meu problema e custa pouco, então tá ótimo.
Eu pessoalmente considero estar no segundo grupo, embora o dinheiro seja um importante ponto a ser analisado, melhor comprar um produto que dure mais, seja mais confortável e menos danoso à saúde.

Um ponto importante para aquisição e utilização de bens de qualidade por muito tempo, é a manutenção, e vou compartilhar uma tarde no feriado em São Paulo, em que gastei quase 3 horas fazendo manutenção no meu, acreditem, teclado que está sendo utilizado para digitar este texto. Certamente, se fosse um teclado do terceiro grupo, já estaria no lixo e eu com um tecladinho novo, provavelmente porcaria, mas novo!

É incrível a quantidade de sujeira que se deposita nesse "acessório" dos computadores, que estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras.

O primeiro passo na limpeza do seu teclado, é claro, retirar as teclas. Olhem só o que pode estar em baixo dos seus dedos!


Ao retirar as teclas, proceder com cuidado para não danificar o teclado. As teclas maiores normalmente possuem um arame rígido para fazer com que a mesma ao ser pressionada desça de maneira uniforme, evitando desconforto na digitação. Esse arame é posto em um trilho na base do teclado, então, desconecte a tecla, mas não retire bruscamente. Para retirá-las, utilize um canivete, ou uma faca, posicionando abaixo da tecla e girando devagar, fornecendo um torque suficiente para desconectar a tecla.

Mais uma, agora do teclado numérico:


Teclado visto de outro ângulo:


Depois de retiradas todas as teclas, deve-se fazer a lavagem das mesmas com água e sabão, limpando-se uma por uma em todos os seus lados, e tomando-se cuidado para não apagar o valor da tecla. Se o desenho da tecla sumir facilmente, jogue fora e compre um teclado novo, certamente ele deve ser reenquadrado para o terceiro grupo de consumidores!


Após limpar todas as teclas, enxaguar com água limpa até sair todo o resíduo do sabão. A base do teclado deve ser limpa com um pano úmido, sem escorrer água para não danificar o equipamento. Quando finalizar a limpeza, iniciar a colocação das teclas e "passar o pente fino" durante o processo, limpando os lugares onde não saiu na primeira passagem.


Após finalizar a colocação das teclas no lugar, você terá um teclado com cara de novo, muito mais confortável para digitar, limpo e com qualidade muito superior a um teclado "xingue-lingue" novo, mesmo com praticamente 5 anos de uso, com o meu!


Teclado numérico:


De perfil, para ver entre as teclas, limpinho!

Um comentário:

Colorlesscat disse...

Vixxi que servico bem feito!!!
Posso mandar o meu tambem?!?! Pago 1 centavo de real por cada tecla limpinha.