segunda-feira, janeiro 02, 2012

Custo do trânsito

Os moradores de São Paulo estão acostumados a utilizar os serviços de informação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e de rádios AM/FM para obter informações de trânsito e assim planejar suas viagens diárias de idas e vindas ao trabalho, finais de semana e datas comemorativas. Especificamente em São Paulo, valores de trânsito informados oficialmente são facilmente apresentados acima dos 100km nas vias monitoradas.

Investimento escassos em transporte público e até a cultura da população incham as cidades de carros de passeio (que passeio!), causando stress, brigas, acidentes, etc. O trânsito em si já é em alguns lugares tratado como questão de saúde pública!

Outro lado do trânsito no qual sempre tenho pensando é no custo social do trânsito. Combustível queimado sem necessidade, tempo perdido que poderia ser utilizado em diversas outras formas, como estudo, diversão, saúde e tempo com a família, por exemplo. Não tentarei enveredar por questões econômicas que não tenho como mensurar, por exemplo, aumento da atividade econômica em ramos de limentação, teatros e outros, devido à diminuição do trânsito. Farei um estudo superficial com base na minha experiência nesta semana em que a cidade foi oficialmente apresentada com ZERO quilometro(s) de trânsito em alguns momentos.

Não sou um motorista na média, pois desloco meus horários para escapar um pouco do trânsito do dia-a-dia, e até por isso, não tenho estatística para um dia de trânsito pesado. Abaixo estão os dados simples de deslocamento que anotei e para os mesmos podemos considerar os tempos de viagem na ida e vinda do trabalho como aproximadamente os mesmos. Além disso, este artigo não tem também a pretensão de ser considerado científico, nem mesmo que seus dados sejam extrapolados para toda a cidade ou determinada população. Dito isto, apresento as minhas características das viagens de teste:

Trânsito LeveSem trânsito
Distância casa-trabalho (ida ou volta)25 km25 km
Tempo de viagem (min)5330
Consumo (km/l)9,95312,686

A partir desses dados, podemos obter que devido ao trânsito, eu gasto diariamente 2 x 23 min = 46 min e 1,138 litro de combustível (gasolina) a mais do que sem trânsito.

Em 2012, considerando os feriados nacionais, temos 249 dias úteis, o que nos leva a um desperdício anual de 11.454 minutos, ou seja, aproximadamente 8 dias e 283 litros de gasolina. Calculando pelo preço médio do litro de gasolina de R$ 2,50 em São Paulo, chegamos a um total de R$ 708,00 desperdiçados anualmente somente devido ao trânsito, simplesmente dinheiro queimado, literalmente. Não quero nem fazer a conta levando em consideração o tempo perdido, que poderia estar ganhando algum dinheiro, seriam 64 horas a mais de salário por ano! Para quem trabalha por hora seria uma bela bolada...

Abraços a todos e um feliz 2012 com muita paciência e respeito pelo tempo do outro! Seu tempo não é mais importante que o meu, nem o contrário! :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu morar mais perto de tudo, o custo diminui e nem preciso ganhar na mega sena... kkkkk... bjs, Rose